A história entre o Benfica e Victor Andrade é antiga, e reacendeu-se agora. O jovem promissor avançado brasileiro está em final de contrato com o Santos (termina a 30 de setembro), e nesse cenário voltou a entrar nos planos encarnados.

Nélson Andrade, pai do jogador de apenas 18 anos, assumiu isso mesmo em declarações à imprensa brasileira. «O Benfica tem uma história interessante. O lastro do Victor lá é muito forte. Jogou lá com 11 anos. A escolha dele, na época, foi jogar pelo Santos, por causa dos seus ídolos, mas esse lastro é antigo. Respondendo à pergunta, é uma opção», explicou, citado pelo «Lancenet».

Já nesta quarta-feira, em conversa com o Maisfutebol, Nélson Andrade apresentou uma versão menos concreta. «O Benfica é uma possibilidade, sim, mas como são outros clubes por onde ele já passou pontualmente. Como o Manchester City, o Barcelona, ou até o Sporting. O Benfica é um clube interessante e tem essa ligação do passado», disse o pai do jogador, garantindo que «não há nada concreto nesta altura».

O Barcelona tem, de resto, direito de preferência sobre Victor Andrade (e mais dois jogadores). Pagou para isso 7,9 milhões de euros. «É preciso ter esse aspeto em conta também», lembra o pai do avançado.

A saída do Santos, essa, parece inevitável. «Nesta altura diria que a possibilidade de sair é de 70 por cento», explicou Nélson Andrade ao nosso jornal.

O «Peixe» está consciente de que dificilmente conservará o jogador, e por isso procura reduzir o prejuízo. «Temos negociado. Conversámos com o pai dele mais uma vez na semana passada e o Santos está tentando preservar os direitos que tem. Não podemos esquecer que ele já pode assinar um pré-contrato a qualquer momento e sair. Então esse risco existe e estamos negociando para ver o que a gente consegue», explicou Odílio Rodrigues, presidente do Santos, também citado pelo «Lancenet».

Um «namoro» antigo

A ligação entre Victor Andrade e o Benfica reporta, por tanto, a 2007. Então com 11 anos o jogador aceitou o convite de Lula (ex-jogador de Famalicão, Belenenses, FC Porto e U. Leiria), e viajou para Portugal.

Participou no Mundial sub-11 disputado no Algarve, ao serviço de uma Casa do Benfica, e encantou Bruno Maruta. «Na altura já revelava um conjunto de competências significativas para a idade», contou o responsável pela prospeção jovem do Benfica em 2011, ao Maisfutebol.

Uma conversa que teve lugar quando Victor Andrade assinou contrato profissional com o Santos, com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros. O «Peixe» segurava assim a promessa que tinha desviado da Luz.

Victor Andrade chegou à equipa principal do clube em 2012, ano em que disputou 19 jogos e marcou três golos, mas nas duas últimas temporadas foi pouco utilizado (seis jogos em 2013 e quatro este ano, até ao momento).

Neste cenário o avançado está inclinado a sair, e o Benfica surge novamente no horizonte. A verdade é que em 2011 já o pai do jogador dizia que tinha ficado uma porta aberta na Luz.