O Tondela recebe o U. Madeira neste domingo, pelas 16h, para a 29ª jornada da Liga, para companhar EM DIRETO no Maisfutebol

O MOMENTO

Tondela

A inesperada vitória no estádio do Dragão acendeu uma última réstia de esperança na sobrevivência dos tondelenses na Liga. Além de ter sido uma prova de vida, o triunfo permitiu ganhar terreno aos principais opositores. É verdade que a linha de água ainda está a nove pontos, mas é o U. Madeira que está no primeiro lugar a salvo e, em caso de vitória neste desafio, os beirões ganham novo fôlego para as últimas jornadas e deixam o adversário em claro sobressalto. Como diz Petit, «o Tondela não tem nada a perder», mas também é um facto que não vence em casa desde agosto, e essa é uma das principais razões para carregar a lanterna-vermelha.

U. Madeira

Altos e baixos. O percurso dos madeirenses neste regresso ao convívio com os grandes do futebol nacional tem sido marcado por uma irregularidade clara. O conjunto de Norton de Matos é capaz de arrancar pontos onde seria pouco expectável – como a vitória diante do Sporting e o empate com o Benfica – mas depois dá tiros nos pés, como aconteceu na semana passada em que desperdiçou uma vantagem de 2-0, deixando-se empatar nos instantes finais. Os unionistas vêm de nove partidas sem vencer e, nos jogos disputados no continente, só amealhou dois pontos, fruto de outros tantos empates.

AUSÊNCIAS

Tondela: Lima (condicionado).

U. Madeira: Joãozinho, Gian e Amilton (castigados); André Moreira, Ricardo Campos, Nilson, Kisley e Cádiz (lesionados).

DISCURSO DIRETO

Petit: «Faltam seis jogos e temos tudo a ganhar, porque há umas semanas, se calhar, toda a gente pensava que o Tondela já não tinha hipóteses. São seis jogos, 18 pontos e dependemos de nós naquilo que prevejo em termos de pontos para ficar na I Liga. Temos de jogar jogo a jogo e este, com o União da Madeira, vai ser uma final contra um adversário difícil.»

Norton de Matos: O U. Madeira declarou «blackout» e o treinador não fez a antevisão à partida.

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

Esta será a oitava vez que as equipas se defrontam, com clara vantagem para o Tondela, que venceu cinco desses desafios. Além disso, nas partidas disputadas no estádio João Cardoso os viseenses ganharam sempre.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

Tondela

U. Madeira

Outros convocados: O U. Madeira não divulgou a lista de convocados.