O presidente da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) disse esta sexta-feira em Luanda que o que faz com que os preços da matéria-prima oscilem no mercado internacional é a existência de «muito petróleo armazenado».

Botelho de Vasconcelos pediu, contudo, algum equilíbrio para que as economias possam desenvolver-se sem «grandes sobressaltos».

«É nesse quadro que o petróleo subiu a 72 dólares norte-americanos. Baixou a 58 dólares e actualmente parece fixar-se nos 72, o que mostra haver uma volatilidade que não satisfaz os exportadores», salientou, citado pela agência Lusa.

O também ministro angolano assegurou que os países-membros da organização estão a cumprir com os cortes de produção estabelecidos pela OPEP em Maio deste ano, em Viena (Áustria).

Segundo o responsável máximo da OPEP, o cumprimento dos cortes de produção pelos países-membros tem variado entre os 78 e 80 por cento, numa acção que já reduziu consideravelmente a volatilidade antes registada no mercado internacional do petróleo.