O especialista, também professor no Massachussets Institute of Technology (MIT), sustentou que «os grandes fluxos de tráfego nas grandes cidades são um assunto complexo».
Segundo disse, «investigações demonstraram que cerca de 40 por cento do tráfico automóvel, que se regista em horas de ponta nos centros das cidades, são de pessoas que circulam por ali, pelas ruas, à procura de um lugar de estacionamento grátis ou mais barato».
«Aumentar o preço dos parquímetros faz com que as pessoas desistam de circular pelas ruas à procura de um lugar vago», refere o professor do MIT, defendendo também que «banir lugares de estacionamento grátis» é também outra hipótese para diminuir o tráfego.
Richard Lardson sustentou que, através deste método, as pessoas passam a preferir usar transportes públicos nas suas deslocações ou estacionar a sua viatura em parques ou garagens.
«Em Tóquio, no Japão, esta medida revelou-se um sucesso», frisou.
O exemplo inglês
O norte-americano considera que acabar com o estacionamento gratuito ou aumentar o preço dos parquímetros são alternativas válidas à instalação de um sistema semelhante ao existente em Londres, por exemplo.
A capital britânica aplica uma tarifa aos veículos que pretendem transitar pelas ruas do seu centro, para além de ter implementado um sistema de estacionamento rotativo.
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