A tarde desta quarta-feira foi marcada por uma tragédia: uma avioneta aterrou de emergência na praia de São João, na Costa da Caparica, em pleno areal e atingiu duas pessoas, causando-lhes a morte, um homem e uma criança de 10 anos.

Os dois tripulantes da avioneta saíram ilesos do acidente.

Presente no local do acidente estava na altura o jogador de basquetebol do Benfica Nicolas dos Santos, o qual evitou outra tragédia para além das que vitimou duas pessoas. O episódio foi relatado pelo próprio ao site do Benfica.

«A minha mulher correu para junto da criança e não conseguia parar de chorar. Assistiu a tudo e à aflição da mãe abraçada à filha. Foi horrível! Eu corri para ajudar o nadador salvador, pois havia cada vez mais pessoas a chegar à praia e queriam bater no piloto da avioneta e no tripulante, também eles cheios de medo», contou.

«Eu meti-me no meio para tentar evitar que acontecesse outra tragédia. Quis ajudar. A solução não era bater, era manter a calma e esperar que as autoridades, a polícia e a ajuda médica de emergência chegassem. Manter a calma era o mais importante.»

Nicolas dos Santos contou de resto como viu o acidente a acontecer.

«Estava na praia com a minha mulher e vimos a avioneta a voar de forma estranha, muito baixa, como se estivesse prestes a cair, e vimos mesmo a avioneta a cair na praia e a embater no homem e na menina. Foi muito complicado, viveram-se momentos de muito medo e aflição», relatou.

«As pessoas começaram a correr em pânico, a fugir, vimos vários pais a correr com os filhos... foi horrível.»