Os Portland Trail Blazers começam a afirmar-se como uma das potenciais surpresas da primeira ronda dos playoffs da NBA.

Naquela que era tida como uma das séries mais equilibradas desta fase, com algum favoritismo para os Rockets, os Blazers encontram-se a vencer por 2-0, depois de duas vitórias em território adversário.

A última foi na madrugada desta quinta-feira, em mais um jogo pautado pelo equilíbrio esperado. Sete mudanças na liderança e oito empates ao longo de toda a partida.

Os Rockets até entraram melhor e venceram o primeiro período por 31-23, mas os restantes três foram vencidos pelos Blazers. A vitória sorriu aos forasteiros por 105-112, com LaMarcus Aldridge a assinar mais uma grande exibição.

Depois de no primeiro jogo ter somado 46 pontos e 18 ressaltos, no encontro desta quinta-feira o poste dos Blazers conseguiu 43 pontos aos quais juntou oito ressaltos.

Do lado dos Rockets, Dwight Howard foi a figura com 32 pontos e 14 ressaltos.

Os dois jogos que se seguem serão jogados em casa dos Blazers, que podem aproveitar o fator casa para fechar a série.

Numa das outras duas partidas da noite, os Dallas Mavericks surpreenderam os vice-campeões Spurs, ao vencerem de forma clara (92-113) em casa dos comandados de Gregg Popovic.

O marcador manteve-se equilibrado até ao intervalo, altura em que registava 51-56 a favor dos forasteiros, mas no terceiro e quarto período a equipa de Dallas disparou para uma vitória confortável.

Com este triunfo, os Mavs anulam a vantagem caseira dos Spurs e podem agora aproveitar os três jogos que têm em casa para surpreender e seguir em frente.

Monta Ellis foi o melhor da equipa de Dallas, com 21 pontos, mas o melhor marcador do encontro foi mesmo Manu Ginobili, de San Antonio, com 27.

O jogo três está agendado para sábado e é o primeiro de três a ser realizado em Dallas.´

Quanto aos campeões Miami Heat, receberam e venceram, sem surpresa, os Charlotte Bobcats por 101-97, aumentando a vantagem na série para 2-0.

Lebron James somou 32 pontos e conduziu os Heat à vitória.