O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu, este domingo, a segunda etapa da Volta à Itália, o Giro, ao vencer isolado a segunda etapa, tendo também ascendido à liderança da classificação geral.

Na primeira chegada em alto, no Santuário di Oropa, em Biella, após os 161 quilómetros da etapa que partiu de San Francesco al Campo, Pogacar venceu em 3:54.20 horas.

Nos segundo e terceiro lugares da etapa, a 27 segundos de Pogacar, ficaram o colombiano Daniel Martínez (BORA-hansgrohe) e o britânico Geraint Thomas (INEOS).

Na classificação geral, Pogacar, que passou agora a ter vitórias em etapas nas três grandes voltas (Giro, Tour e Vuelta), tem 45 segundos de avanço sobre Thomas e sobre Martínez, segundo e terceiro, respetivamente.

O português Rui Oliveira, colega de equipa de Pogacar, foi 174.º na etapa, a 27 minutos e seis segundos do esloveno. Na geral, é 173.º, a 42 minutos e oito segundos de Pogacar.

Na segunda-feira, a terceira etapa liga Novara a Fossano, com os ciclistas a percorrem 166 quilómetros, sendo a primeira hipótese para os sprinters.