Os Toronto Raptors venceram os Golden State Warriors esta madrugada, por 118-109, no primeiro jogo da final da NBA, a liga norte-americana de basquetebol.

O triunfo da primeira formação canadiana nesta fase, no Scotiabank Arena, teve prestação decisiva do camaronês Pascal Siakam, que apontou 32 pontos, oito ressaltos e cinco assistências. Kawhi Leonard, bem vigiado pelo adversário e sem estar ao nível a que já habituou, fez 23 pontos cruciais para a equipa da casa.

Privado do MVP das duas últimas finais, Kevin Durant, por lesão, os Warriors, campeões em título, tiveram a inspiração de Stephen Curry, melhor marcador do jogo, com 34 pontos, porém insuficientes para evitar algo inédito na quinta final seguida da equipa da Califórnia.

Foi a primeira vez, desde 2015, ano da primeira final, em que os Warriors perderam o primeiro jogo da final da NBA: nas quatro finais anteriores, em 2015, 2016, 2017 e 2018, entraram sempre a vencer os Cleveland Cavaliers.

O jogo dois da final é no domingo, novamente em casa dos Toronto Raptors. A final, recorde-se, é disputada à melhor de sete jogos, pelo que quem vencer quatro destes, sagra-se campeão.