Portugal alcançou uma vitória histórica (33-27) nesta quinta-feira, em Guimarães, diante de uma das maiores potências da modalidade, a seleção de França. 

O triunfo português representa mesmo a maior derrota de sempre da seleção francesa num jogo de apuramento para um Europeu, segundo so dados da Federação Europeia de Andebol (EHF, na sigla original).

Em jogo transmitido pela TVI24, a contar para o apuramento para o Europeu 2020, a seleção orientada por Paulo Jorge Pereira fez um jogo quase perfeito e bateu de forma clara a equipa que terminou em 3.º lugar o Mundial que se disputou na Alemanha e Dinamarca em janeiro.

Para se perceber melhor o feito, refira-se que este foi o 32.º jogo entre as duas seleções, e Portugal tinha vencido apenas uma vez… em 1980.

Com este triunfo, no qual estiveram em destaque António Areia (seis golos) e Gilberto Duarte (cinco golos), além do guarda-redes Humberto Gomes, Portugal passa a liderar o grupo, com três vitórias em três jogos, precisamente à frente da seleção gaulesa.

[artigo atualizado]