O Benfica garantiu um lugar nos quartos de final da Liga europeia de hóquei em patins, ao receber e vencer os italianos do Lodi, por 7-3, em jogo da quarta jornada do grupo A.

Quando faltam ainda duas jornadas para o final da ronda de grupos, os encarnados lideram o grupo A com 12 pontos, fruto de quatro triunfos em outros tantos jogos, mais cinco do que os espanhóis do Vic. Bastando, por isso, somar apenas um ponto nas duas próximas rondas para garantir o primeiro posto onde irá defrontar o próprio Vic e o Diessbach (Suíça).

Os comandados de Pedro Nunes, campeões em título e vencedores da Taça Intercontinental, entraram melhor no encontro, mas acabaram surpreendidos pelos italianos logo aos seis minutos, quando Frederico Ambrosio converteu uma grande penalidade, depois de João Rodrigues, aos quatro, ter falhado um lance semelhante.

O Benfica puxou dos galões dando a reviravolta ao marcador em cinco minutos. Primeiro, Valter Neves, aos 13, igualou o encontro, e depois, aos 18, foi a vez de Diogo Rafael colocar o Benfica na condição de vencedor na partida.

O mote estava dado e até ao intervalo os encarnados voltaram a bater por três ocasiões o guarda-redes Adria Catalá, com Jordi Adroher (19 minutos), Miguel Rocha (22) e Carlos Nicolia (22) a serem os autores.

Com um resultado tão avolumado ao intervalo (5-1), os italianos, liderados pelo português Nuno Resende, subiram o bloco, de forma a deixar mais espaço entre o meio campo e a baliza, tendo chegado ao 5-2, aos 32 minutos, através de Giulio Cocco de livre direto. Na resposta, João Rodrigues voltou a colocar os 'encarnados' com quatro golos de vantagem.

O jogo entrou numa toada morna, com o Benfica a gerir o resultado, que poderia ter sido mais dilatado não fosse as grandes penalidades não convertidas por Miguel Rocha e Tiago Rafael. Aos 47 minutos Alessandro Verona ainda reduziu para 6-3, mas ao cair do pano João Rodrigues selou o 7-3.

Também a Oliveirense, no grupo D, contabiliza quatro vitórias, somando 12 pontos, depois de vencer por Liceo, em Espanha, por 7-6.

Menos sorte tiveram o FC Porto, que perdeu a liderança do grupo B, depois de sofrer a primeira derrota na fase de grupos em casa do Barcelona, por 3-1, e o Sporting, que contou a terceira derrota em quatro jogos, ficando assim na terceira posição do grupo C.

Na próxima jornada, que se realiza no próximo dia 04 de fevereiro, o Benfica recebe o segundo classificado, os espanhóis do Vic, enquanto o FC Porto, no grupo B, desloca-se ao reduto do Mérignac, em França.

O Sporting, que já está matematicamente eliminado, vai jogar em casa do Quévert, enquanto a Oliveirense defronta o La Vendéenne fora de casa.