José Mourinho fez nesta sexta-feira a antevisão da visita do Chelsea ao Manchester City, na segunda-feira, o jogo grande da ronda na Premier League e foi dizendo que o adversário tem tudo a seu favor, incluindo sorte. Também garantiu que fechou o mercado de janeiro com a contratação do francês Zouma, já hoje.

«Acho que têm tudo a seu favor e, por cima disso – e quero deixar claro que é uma coincidência – a realidade é que têm muitas decisões cruciais a seu favor. Têm sorte», disse Mourinho na conferência de imprensa de antevisão da visita ao Ittihad, na segunda-feira.

«Contra o Liverpool, o golo do Sterling e o penálti sobre o Suarez; contra o Newcastle o golo que era golo claro; contra o Tottenham, o golo do Dawson em fora de jogo, o vermelho e o penálti», prosseguiu, para rematar: «Repito. É pura coincidência. Acho que os árbitros têm tentado fazer o seu melhor e às vezes cometem erros.  Normalmente os erros dividem-se pelas equipas, mas neste caso ele têm tudo a favor.»

De caminho, Mourinho respondeu a Tim Sherwood, treinador do Tottenham, para quem o City é a melhor equipa do mundo: «Talvez para o treinador do Tottenham o planeta seja Inglaterra. Vamos ver na Liga dos Campeões.»

Também reafirmou a ideia de que o título nesta época não é prioridade do Chelsea, insistindo no argumento de que está em fase de construção de uma equipa para o futuro: «O nosso objetivo é um lugar na Liga dos Campeões. Não somos favoritos para ganhar esta época. Na próxima será diferente. Na pré-época, no primeiro dia, direi que somos candidatos a ganhar a Premier League.»

O treinador explicou nesse contexto a contratação do jovem central francês Kurt Zouma, anunciado hoje pelo Chelsea e que ficará no Saint-Etiénne por empréstimo até final da época. Diz que foi uma questão de oportunidade e garante ter sido a última movimentação do Chelsea no mercado de janeiro, que vive o seu último dia.

«O último da janela de transferências. Temos o presente e também o futuro em quase todas as posições», defendeu. «Se não avançássemos agora, provavelmente não podíamos no verão, porque havia outros clubes muito interessados nele. Por isso avançámos, fica por agora no Saint-Etiénne e junta-se a nós na pré-época.»

«É mais um jovem dentro do perfil de alguns que o Chelsea contratou no último par de anos. Gostámos do perfil, achamos que se adapta muito à Premier League», disse ainda.

Mourinho garantiu ainda que não irá tentar contratar agora um avançado «de emergência» e que deixará para o verão a oportunidade de fazer uma boa aposta nessa frente.

De resto, deixou em aberto poder contar com Mohamed Salah, outro reforço de inverno, no jogo com o City: «Vamos ver. Teve pausa de inverno e não joga há muito tempo. Treinou connosco mas depois teve de ir a casa tratar do visto. Voltou ontem e treinou hoje pela primeira vez. Não sei.»