A Croácia apurou-se para o Mundial 2014 depois de perder no Hampden Park, em Glasgow, por 2-0, frente à Escócia.

A seleção de Gordon Strachan já estava eliminada e a Croácia já sabia que tinha o segundo lugar garantindo, só precisava de não ser o pior segundo classificado: para isso dava jeito vencer, mas durante os noventa minutos chegou a notícia que a Dinamarca estava garantida como o pior segundo classificado.

A partir daí percebeu-se que o play-off estava garantido, o que não serve de justificação para a derrota: Snodgrass, aos 28 minutos, e Naismith, aos 73 minutos, fizeram nos golos da vitória.

Tudo isto num jogo em Barry Bannan, médio do Crystal Palace, ainda falhou uma grande penalidade, que teria colocado o resultado final num comprometedor 3-0 para a Croácia.

Bélgica empata com Defour no banco

No outro jogo do Grupo A, a Bélgica, que já tinha o primeiro lugar e o apuramento direto para o Mundial 2014 garantido, empatou com o País de Gales por 1-1.

O portista Defour não saiu do banco (desta vez o selecionador Marc Wilmots preferiu Dembelé, do Tottenham), enquanto o ex-benfiquista Witsel jogou os noventa minutos.

O golo belga foi construído por dois jogadores com contrato com o Chelsea: Lukaku (que Mourinho cedeu ao Everton) recebeu no peito e assistiu de costas Kevin De Bruyne, que se isolou e picou por cima do guardas-redes Hennessey.

Quando parecia que a Bélgica ia somar a nona vitória em dez jogos, Aaron Ramsey fez o golo do empate aos 88 minutos. Nada que manchasse o apuramento fantástico dos belgas: dez jogos, oito vitória, dois empates e zero derrotas num grupo onde estavam também a Croácia e a Sérvia.

Veja como foi o golo de De Bruyne: