Foi uma dia grande para a Roménia. A seleção de Victor Piturca entrou em campo fora dos lugares de apuramento para o play-off de acesso ao Mundial 2014 e deu a volta à situação.

Em noventa minutos apenas tornou-se até um dos possíveis adversários nacional: está no play-off e não será cabeça de série.

Tudo começou na vitória caseira sobre a Estónia. Dois golos de Marica, avançado que no verão trocou o Schalke 04 pelo Getafe, garantiu um triunfo seguro por 2-0. O avançado abriu o marcador aos 30 minutos de grande penalidade e garantiu o triunfo aos 81 minutos de cabeça.

Veja o segundo golo de Marica:




Turquia perde em casa e termina... em quarto

Para a Roménia fazer a festa da Roménia, porém, não bastou a vitória sobre a Estónia. A Turquia partia para esta última jornada com os mesmos pontos e vantagem no goal-average, pelo que lhe bastava fazer o mesmo resultado que a Roménia fizesse.

Recebia a já apurada Holanda, que há muito tempo tinha o primeiro lugar garantido.

A verdade porém é que esta Holanda não perdoa: a seleção de Louis Van Gaal foi vencer a Istambul, também por 2-0. A Turquia deixou morrer o sonho do Mundial 2014 em casa: entrou em campo no segundo lugar e saiu dele em quarto.

Arjen Robben abriu o marcador logo aos oito minutos, na sequência de um livre muito mal defendido pelos turcos, e Sneijder fez o 2-0 aos 47 minutos após uma jogada de combinação entre vários jogadores que vale a pena ver.

Ao fim de dez jogos, a Holanda somou nove vitórias e um empate: um apuramento fantástico.

Veja os golos da Holanda:




Hungria não operou o milagre

No outro jogo do grupo, a Hungria entrava em campo também com ligeiras expetativas de se apurar para o Mundial 2014: precisava de vencer a frágil Andorra, sim, mas tinha também de esperar pelas derrotas de Turquia e Roménia.

Dois golos de Nemanja Nikolic, aos 51 e 76 minutos, valeram a vitória sobre a Andorra, mas a Roménia venceu também e a Hungria só conseguiu ultrapassar a Turquia: terminou em terceiro.