José Mourinho nunca acreditou que Portugal iria vencer a Alemanha e não gostou de ver a atitude de Pepe.

«No último Europeu perdemos contra a Espanha no desempate por penáltis. Foi bom, mas não marcámos. Também perdemos contra a Alemanha. Pelo que dizer que esperava uma vitória contra a Alemanha, ou que Cristiano Ronaldo marcasse dois ou três golos, como faz muitas vezes contra outras equipas, estaria a mentir», disse.

Numa análise ao Mundial, feita para o portal Yahoo, o treinador português considerou que as goleadas sofridas pela seleção portuguesa e espanhola «são realmente impressionantes», embora admita que «não competiram ao nível que deviam».

Contudo, no que ao jogo entre Portugal e a Alemanha diz respeito, o treinador do Chelsea admite que esperava «uma partida muito mais equilibrada, com um resultado que refletisse o potencial das duas equipas».

Em análise esteve também a expulsão de Pepe, que não escapou às críticas do treinador. Mourinho começou por lhe atribuir as culpas do segundo golo da Alemanha e considerou que a «fustração do erro» prevaleceu, dando origem ao lance que ditou a sua expulsão e deixou a equipa portuguesa em desvantagem numérica.

«Talvez não merecesse o vermelho, talvez o merecesse. Apesar de não ser uma agressão clara, há uma linguagem corporal que muitas vezes força os árbitros a decidir. E deixar a equipa com 10 jogadores não foi bom», concluiu.