A fadista Ana Moura sobe esta terça-feira ao palco do Coliseu do Porto para o primeiro de dois concertos de celebração e «agradecimento ao público» que a tem acarinhado desde o lançamento do seu último disco.

Editado há já um ano, «Para Além da Saudade» continua a figurar na lista dos 30 álbuns mais procurados em Portugal, com vendas superiores a 25 mil unidades, o que valeu a Ana Moura o galardão de Platina.

«Estes concertos servem como agradecimento a todo o público pelo carinho que me tem dado ao longo deste meu último ano», contou a fadista em entrevista ao IOL Música.



Ana Moura promete «surpresas»

Os concertos nos coliseus - Porto (24 de Junho) e Lisboa (26) - estão a ser preparados de forma especial e Ana Moura está ciente da importância de cantar em duas das mais prestigiadas salas do país.

«Cantar nas míticas salas dos coliseus é um sonho para qualquer artista português. Este concerto vai ser especial em termos de cenografia e estou a montar um espectáculo com muitas surpresas», avançou.

Sem querer levantar a ponta do véu quanto aos artistas convidados, a cantora promete, no entanto, que este será «um concerto totalmente diferente» em relação a todos os que fez até agora.

Mais fado na rádio

Ao IOL Música, Ana Moura falou ainda do balanço «muito positivo» que faz do lançamento de «Para Além da Saudade», exaltando o facto do disco ter chegado à marca de Platina «numa altura em que a música atravessa um período muito difícil». Porém, a cantora lamentou que existam rádios que continuam a deixar o fado de fora da sua programação.

«Qualquer rádio portuguesa devia passar fado porque é a nossa música e porque toda a gente por todo o mundo adora fado.»

A primeira digressão pelo México e a experiência de receber os Rolling Stones numa casa de fados em Alfama foram outros dos temas de conversa de uma entrevista em vídeo que pode ser vista a partir do seguinte link.