ACOMPANHE O NACIONAL-SPORTING AO VIVO

O momento:

NACIONAL: O melhor momento da época: três vitórias consecutivas, a última das quais no reduto do rival Marítimo (4-2) e na luta pelo sexto lugar. É este o ambiente que se vive no plantel madeirene e que leva o seu técnico, Pedro Caixinha, a acreditar que é desta (será o quarto encontro esta temporada com os leões) que o seu Nacional vai vencer o Sporting, dando continuidade ao excelente período de confiança que reina na equipa da Choupana. A história também joga a favor, pois os sportinguistas, para a liga, nos últimos anos, só venceram no Estádio da Madeira uma vez e já foi em 2006/07. O líder dos alvinegros parece ter encontrado o «onze ideal» e não vai mexer, apresentando a mesma formação que ganhou o derby da Madeira. Em risco de exclusão estão três jogadores e todos do sector defensivo: Neto, Danielson e Marçal.

SPORTING: A sonhar com a ida à final da Liga Europa, Sá Pinto abdica de alguns dos jogadores mais utilizados (Rui Patrício, Polga, Ínsua e Capel), dando-lhes descanso para o embate decisivo em Bilbao. Assim, o Sporting chega à Madeira em claro regime de poupança, pois também não terá os castigados João Pereira e Elias. A meta na liga deve manter-se: o quarto lugar. Mas o treinador leonino acredita que, mesmo não vencendo na Choupana, nada ficará decidido nesse aspeto, até porque, o concorrente direto (o Marítimo) caiu na Luz frente ao Benfica (1-4). Por outro lado, os menos utilizados terão aqui uma oportunidade de ouro para mostrar serviço a Sá Pinto que também terá pela frente um reencontro especial com Pedro Caixinha. Foi Caixinha que chamou o agora técnico do onze de Alvalade para seu adjunto em Leiria, naquela que foi a sua primeira experiência em termos de treinador.

Ausências:

NACIONAL: Edgar Costa e Mihelic, ambos por lesão

SPORTING: João Pereira e Elias (castigados); Rinaudo, Rodriguez e Matias todos por lesão; Patrício, Polga, Insúa e Capel, por opção.

Discurso directo:

Pedro Caixinha: «Estamos a jogar como um todo, com um coletivo muito forte, e toda a gente dentro do campo a pensar nas mesmas coisas, a saber quais são as suas tarefas e com uma ambição muito grande. Quando é assim, fica tudo mais fácil. Já tivemos outros bons momentos mas em que não conseguimos conjugá-los com os resultados. Mas são eles que neste momento nos trazem confiança. Por isso, também queremos ganhar ao Sporting », afirmou na antevisão da partida.

Sá Pinto: O Sporting está em «blackout».

Histórico:

O Sporting já não vence na Choupana, em termos de I liga, desde a temporada de 2006/07, sendo este o único triunfo conseguido na prova máxima nos últimos anos. No entanto, este ano, os leões já venceram no Estádio da Madeira, mas na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Na época passada, os madeirenses venceram por 1-0, com um golo apontado por Mateus. Nos três anos anteriores, o empate foi o resultado que vingou: 1-1 (09/10 e 08/09) e 0-0 (2007/08). No total dos doze jogos já disputados na Choupana, os alvinegros somam três vitórias, seis empates e três derrotas.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

NACIONAL: Marcelo; João Aurélio, Neto, Danielson e Marçal; Moreno e Claudemir; Candeias, Diego Barcellos e Mateus; Rondon

Outros convocados: Vladan, Todorovic, Andrés Madrid, Juliano, Skolnik, Márcio Madeira e Keita

SPORTING: Marcelo Boeck, Arias, Xandão, Onyewu e Evaldo; Renato Neto, André Martins, Pereirinha; Izmailov, Rubio e Carrillo.

Outros convocados: Tiago, André Santos, Schaars, Carriço, Jeffrén, Seba e Wolfswinkel