Num encontro informal com jornalistas, José Alberto Carvalho começou por dizer, divertido, que antes de assumir o cargo de diretor de Informação da TVI não sabia sequer onde eram as instalações.

«Tive de ver no Google Maps [risos]», disse, no início de uma conversa que espelhou a sua vontade de corresponder ao desafio que lhe foi proposto.

Isenção, notoriedade e equilíbrio são algumas das características que José Alberto Carvalho quer introduzir na

informação da TVI e, para isso, conta com a equipa de jornalistas, que o acolheu da melhor forma e da qual sente «uma grande disponibilidade»: «A sensação que tenho é a de que não estou assim há tão pouco tempo na empresa. Quanto à receção, não estava à espera de melhor.»

Sem a companhia de Judite de Sousa, que naquela manhã foi para o Porto cobrir o congresso do PS, José Alberto Carvalho explicou as razões que o levaram a deixar a RTP, onde esteve nos últimos dez anos, e a aceitar o cargo que antes pertencia a Júlio Magalhães.

Assumindo que o dinheiro não pesou na sua decisão, afirmou: «É um desafio de construção e de desenvolvimento

de um projeto que entendi ser altamente meritório do ponto de vista profissional e que me iria dar, acredito eu, um grande gozo profissional e pessoal. Este desafio para mim é uma corrida de fundo, não é uma corrida de 100 m.»