Numa semana, Joaquim Sousa Martins, Marta Wahnon e a filha da relações públicas, Benedita, de 6 anos, passearam por quatro praias do sota-vento algarvio.

O último dia de férias a sul foi passado na Praia Verde, sob altas temperaturas e entre muitas brincadeiras e banhos no mar.

«Adoro esta zona, a água é quente. É o quarto ano consecutivo que vimos para Cabanas de Tavira e gosto imenso. Já faz parte do calendário. Para quem tem crianças é essencial fazer praia, pela energia, pelo bem-estar e por todo o ambiente desta zona. Podemos fazer tudo com as crianças. E a Benedita é uma miúda que nos acompanha nos programas todos. Não é nenhum obstáculo trazê-la connosco porque ela não nos impede de fazer nada», conta a relações públicas.

Benedita fez várias amizades e por ela até passava todos os dias na piscina, a sua grande paixão.

«Houve um dia em que até tivemos de ir de madrugada dar um mergulho na piscina. Ela dizia que era uma grande injustiça irmos para a praia porque gosta mais de piscina (risos)», relata a mãe.

Sem qualquer receio do mar, este ano Benedita até já se aventurou em cima de uma prancha, sempre sob o olhar atento do namorado da mãe. A cumplicidade entre Joaquim Sousa Martins e a enteada salta à vista até dos mais distraídos. Uma relação muito próxima, que é condição indispensável para Marta Wahnon.

«Não poderia ser de outra forma, quer para um quer para outro. Eles são super naturais um com o outro. Eu sou mais stressada e preocupada e o Joaquim simplifica as coisas e resolve-as de uma forma muito natural. Tem o dom de interagir com crianças. Eles dão-se lindamente! O Joaquim é uma pessoa indispensável na vida da Benedita e já não sei o que seria dela sem ele. Ambos sentem muita falta um do outro quando não estão juntos», garante Marta.

As saudades apertaram durante o período que o jornalista passou na África do Sul a fazer a cobertura do Campeonato do Mundo de Futebol para a TVI e Benedita, apesar de não mostrar muito os seus sentimentos, queixou-se da sua ausência. Despercebida não passou também a boa forma física da relações públicas, que já foi federada em ginástica rítmica.

«Tenho uma boa genética e frequento o ginásio da Quinta da Marinha sempre que posso. Não tenho muita paciência para máquinas, mas adoro desportos. Jogo muitas vezes ténis com o Joaquim. E tenho o mínimo cuidado com a alimentação. Tento fazer uma alimentação saudável, mas também não dispenso fast food. Tenho a sorte de poder comer quando me apetece», assegura.

A agitada vida profissional da relações públicas também a ajuda a manter-se em forma, e é em boa parte por causa do trabalho que não pensa em ter mais filhos a curto prazo.

«Queremos aproveitar o bom que já temos. Sentimos que temos uma família completa e, neste momento, não sentimos vontade de a aumentar. Não posso querer ter tudo porque depois falha sempre alguma coisa», garante Marta.

Terminado o período de descanso no Algarve, e com Benedita em casa do pai, Marta Wahnon e Joaquim Sousa Martins vão agora passar sete dias a dois em Formentera.

«Vai ser uma semana a dois só para namorarmos. Também é preciso.»

Benedita entra em setembro para a escola primária e a relações públicas está empenhada em cumprir uma velha promessa que fez à filha.

«Estamos a prometer-lhe há um ano que vamos levá-la à Disney e tenho de cumprir a promessa. Até agora, podia faltar de vez em quando à pré-primária, mas já não vamos poder fazer isso. Vamos tentar arranjar um fim de semana para a levarmos lá», revela.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico