Sete em cada dez chamadas realizadas em 2009 para a Linha Cancro foram efetuadas por mulheres, sendo o tumor da mama o que leva a uma maior procura de informação, anunciou hoje a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

A Linha Cancro (808 255 255) ajudou cerca de 3000 pessoas de todo o país em 2009, a maioria das quais mulheres (73,2 por cento), referem os dados da LPCC divulgados na véspera do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.

A maioria das chamadas (56,6 por cento) foi feita pelo próprio doente e 28,3 por cento dos telefonemas visaram solicitar informação sobre o cancro da mama.

Os dados indicam ainda que quatro em cada 10 chamadas efetuadas foram do distrito de Lisboa.

«A Liga Portuguesa Contra o Cancro está empenhada em que este serviço de apoio telefónico chegue cada vez a mais pessoas, de forma a conseguir ajudar mais doentes oncológicos. Esta linha tem um papel fundamental no acompanhamento psicológico, para os doentes e seus familiares», salienta o presidente da LPCC, Carlos Oliveira.

A Linha Cancro é um serviço de apoio telefónico a doentes oncológicos e a familiares afetados pela doença.

Tem como principais objetivos «informar, tranquilizar, educar e esclarecer os utentes, bem como sensibilizar os utentes para a doença oncológica e a necessidade de um diagnóstico precoce».

Além do apoio telefónico, a LPCC criou um e-mail - (linhacancro@ligacontracancro.pt) - para ajudar um maior número de doentes. Desde junho, a Linha já recebeu cerca de 150 mensagens eletrónicas.

Criada em Setembro de 2007, a Linha é constituída por vários técnicos especializados que prestam assistência de forma transversal em áreas como apoio social, apoio psicológico, apoio jurídico e apoio informativo, a todos os utentes.

O apoio informativo, que consiste na divulgação de informação sobre a doença oncológica, como sinais e sintomas, meios de diagnóstico, tipo de tratamentos, efeitos secundários e alimentação, é o mais utilizado pelos utentes, nomeadamente em 33 por cento das chamadas que foram feitas em 2008.