Os jovens são o grupo mais entusiasta entre os milhares de pessoas que aguardam no Terreiro do Paço pela missa com Bento XVI, ao som de música e animação promovida pelos organizadores do evento.

Apesar da espera de várias horas, as pessoas que hoje aguardam pela vinda do papa demonstram disponibilidade e boa disposição, embora se registem algumas pontuais más disposições causadas essencialmente pelo sol e pela falta de alimento, situações prontamente socorridas pelos assistentes médicos no local.

No altar que irá receber Bento XVI sucedem-se idas e vindas de responsáveis pela organização da celebração eucarística assim como apelos à mobilização dos participantes, enquanto vários elementos religiosos estão a ultimar os preparativos para a missa.

Os milhares de pessoas têm sido convidadas, por uma voz difundida através dos muitos altifalantes do recinto, a participar em cânticos, entre os quais se destaca a canção «oficial» desta visita intitulada «Eu acredito».

As pessoas que se encontram no recinto estão agora concentradas dentro de áreas limitadas por grades, sendo desde as 17:00 interdita a circulação entre os corredores que foram definidos pela organização.

Praticamente todos os populares ostentam bandeiras alusivas a esta visita papal, sendo possível observar faixas com dizeres como «Nada nos separará - Papa Bento XVI» ou «Só por ti Jesus».

Bandeiras da República Portuguesa e também alusivas à causa real são igualmente visíveis no recinto.

O bom tempo tem convidado os fiéis a usar as t-shirts oficiais da visita e é ele também o responsável pelo azul do Tejo hoje pincelado por dezenas de embarcações que, desta forma, participam na celebração.

O acesso ao altar da missa é feito por corredores azuis - cor oficial da visita de Bento XVI a Portugal - os quais delimitam também os lugares reservados ao clero e ao protocolo.

Nos dois ecrãs gigantes que ladeiam o altar têm passado constantemente imagens com mensagens de crentes sobre a religião e a Igreja católicas assim como imagens gerais do Terreiro do Paço que tem sido sobrevoado várias vezes por helicópteros.

Largas dezenas de jornalistas cobrem o evento e andam pelo recinto em busca de informações que dêem uma ideia do que se passa no Terreiro do Paço.