A primeira empresa mundial a utilizar autocolantes reutilizáveis para impressão de fotografias fora do telemóvel através da aplicação Instagram é portuguesa e chama-se ReusGram, disse à Lusa Teresa Fortunato sócia fundadores.

Criada a 16 de abril, há um pouco mais de três meses, a ideia inovadora surgiu no Natal de 2012, tendo envolvido os outros dois empreendedores, também portugueses - Catarina Rodrigues da Silva e Nuno Caetano.

¿A recetividade tem siso fantástica. Temos dois meses e vida e já enviámos fotografias para fora de Portugal (Estados Unidos, Austrália, Moçambique, Brasil, Afica do Sul, Suíça e Espanha¿, disse à Lusa Teresa Fortunato.

Trata-se de uma loja na Internet (www.reusegram.com) através da qual os utilizadores do Instagram podem fazer ¿upload¿ [transferência] das suas fotografias preferidas, ligando-se diretamente através do seu perfil de Instagram, utilizando um processo de compra rápido e intuitivo".

Depois, escolhe-se a dimensão pretendida¿, dentro das três opções disponíveis e seleciona-se as fotografias para personalizar em autocolantes reutilizáveis, indicou.

¿Como 'instagramers, sentimos a necessidade de dar vida às nossas fotografias fora do telemóvel¿, disse à Lusa Catarina Fortunato, tendo explicado que se questionaram sobre ¿o porquê¿ de colar apenas uma vez e não voltar a usar a mesma fotografia, numa superfície diferente e sem rasgar o autocolante ou deixar partes da fotografia no local original.

Sendo utilizadores do Instagram, ¿rapidamente chegámos à conclusão que momentos memoráveis não deveriam ficar, única e exclusivamente, no Instagram feed¿, relata.

"Assim decidimos criar a ReuseGram para que estas imagens pudessem ilustrar a nossa sala, o nosso escritório, o nosso carro, os nossos acessórios, enfim, a criatividade de cada um é o limite¿, disse Teresa Fortunato.

LUSA