O corpo do patriarca emérito de Lisboa José Cruz Policarpo, que morreu hoje, aos 78 anos, chegará quinta-feira à Sé da capital, onde será velado, informou o Patriarcado, em comunicado.

«O corpo de D. José Policarpo vai chegar amanhã [quinta-feira], 13 de março, à Sé de Lisboa, pelas 15:00, onde permanecerá em câmara ardente», adianta o Patriarcado.

As exéquias, presididas pelo patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, vão ser celebradas na sexta-feira, dia 14, às 16:00 na Sé Patriarcal, refere a nota.

O corpo segue depois para o Panteão dos Patriarcas, no Mosteiro de São Vicente de Fora.

O patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, prestará na tarde de quinta-feira declarações à imprensa na Sé de Lisboa.

O patriarca emérito José da Cruz Policarpo morreu hoje em Lisboa, na sequência de um problema cardíaco, disse à agência Lusa fonte da família.

O atual patriarca emérito de Lisboa morreu na sequência de uma operação a um aneurisma na aorta, no hospital do SAMS, em Lisboa, onde deu entrada depois de se ter sentido mal hoje de manhã, quando participava num retiro em Fátima.

O cardeal José da Cruz Policarpo tinha 78 anos e era atualmente patriarca emérito de Lisboa, depois de ter sido patriarca de Lisboa entre 1998 e 2013.