No início era comparado a Michael Jordan, mas LeBron James é único e já garantiu o lugar na história do basquetebol por mérito próprio. No passado surpreendeu pela qualidade, eficácia e enorme talento, esta época está a mostrar o seu melhor. Se isso fosse possível. A pergunta agora é: até onde pode chegar King James?

De máscara no rosto depois de Ibaka lhe ter partido o nariz, o jogador da NBA viveu uma noite de sonho no último jogo, tendo apontado 61 pontos contra os Charlotte Bobcats, curiosamente a equipa presidida por Michael Jordan. É o seu melhor registo de sempre, suplantando os 56 pontos que marcou aos Toronto Raptors em março de 2005, quando ainda representava os Cleveland Cavaliers. James passou também a ser o jogador da equipa de Miami a marcar mais pontos num só encontro, fazendo melhor do que Glen Rice, que tinha marcado 56 contra os Orlando Magic em abril de 1995.

Os 61 pontos foram construídos com 22 cestos em 33 lançamentos, incluindo oito em dez tentativas de triplo, para além de 9 em 12 lançamentos livres. Fez ainda sete ressaltos e cinco assistências. Apontou 25 pontos num só período, o terceiro. Os Heat venceram os Bobcats por concludentes 124-107, apesar da ausência de Dwyane Wade.



Este feito está a ser considerado como «chamberlainesco», de Wilt Chamberlain, o jogador que mais pontos conseguiu marcar na história da NBA. É ele que detém o recorde de 100 pontos numa só partida, em 1962, pelos Sixers contra Nova Iorque, possuindo outros dois registos no top 5: 78 aos Lakers em 1961 e 73 outra vez a Nova Iorque em 1962. O único jogador no ativo que conseguiu aproximar-se, e ocupa o segundo lugar nesta lista, é Kobe Bryant, quem em 2006 marcou 81 pontos contra os Toronto.

Aos 29 anos, Lebron James cumpre a 11ª época na NBA e nesta temporada está a ter as melhores percentagens de sempre, com 58% de eficácia no lançamento, uma média de 26,9 pontos por jogo, sete ressaltos e 6,4 assistências. Ainda assim, este ano já houve um jogador a conseguir marcar mais pontos do que ele: Carmelo Anthony, dos New York Knicks, que apontou 62 também contra os Charlotte Bobcats, a 25 de janeiro.

Lebron sabe que tem de continuar nesta forma para conseguir ser MVP pela quinta vez, pois Kevin Durant (Oklahoma City Thunder) ainda tem melhores números do que ele se somarmos toda a época. Mas tem sido sempre assim e king James sabe como sair por cima.



Curiosa foi a reação da Marvel sobra a noite mágica de Lebron. Uma noite heróica, em que o jogador dos Miami Heat aparece com a sua máscara e o A «de capitão América».