O lateral Nuno Valente renunciou este domingo à Selecção Nacional, revela o site da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O defesa do Everton, de 34 anos e internacional por 33 vezes, explica, em carta enviada ao organismo, que, apesar de estar pré-convocado para a fase de qualificação do Mundial 2010, não sente ter « as condições necessárias» para representar o país.
Nuno Valente sublinha que «foi com enorme orgulho, honra e empenho» que vestiu a camisola das quinas. O lateral-esquerdo estreou-se pela Selecção frente à Inglaterra (1-1), a 7 de Setembro de 2002, num particular
A última internacionalização foi alcançada em 2006, quando a 11 de Outubro, Portugal perdeu por 2-1, na Polónia, no apuramento para o Eiró-2008.
Eis a carta de Nuno Valente:
«Foi com enorme orgulho, honra e empenho que representei a Selecção portuguesa, ao longo de vários anos.
Vesti por trinta e três vezes a nossa camisola, assumindo sempre com enorme alegria tão nobre responsabilidade.
E foi com enorme satisfação que recebi a recente pré-convocatória para a fase de qualificação para o Mundial África do Sul 2010.
Todavia, sinto, com o maior respeito, que é tempo de renunciar ao lugar que eventualmente me caberia enquanto jogador. Faço-o com o sentimento de missão cumprida e por sentir que, neste momento, não apresento as condições necessárias para representar o meu País com o brio que este merece.
Deixo uma palavra de apreço a todos os funcionários, treinadores e dirigentes que sempre me trataram com respeito e amizade.
Por fim, uma palavra de esperança e confiança a todos os meus colegas que, seguramente, dignificarão e levarão bem alto o nome de Portugal.»