«Yannick Djaló é um jogador desempregado». Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato de Jogadores, não se cansou de repetir esta frase no decorrer da conferência de imprensa desta tarde, fazendo uma cronologia de todos os factos para sustentar a defesa do jogador que, segundo defendia o sindicalista, estava livre para assinar até esta terça-feira, último dia do mercado de Inverno.

Declarações que passaram a fazer mais sentido depois do Benfica ter anunciado, já esta madrugada, que Yannick Djaló tinha assinado um contrato para os próximos quatro anos e meio.

O caso Yannick, passo a passo até à Luz

31 de Agosto de 2011

- Nice e Sporting celebram contrato para a transferência de Yannick Djaló.

- Nice e Yannick Djaló celebram contrato para vigorar até 30 de Julho de 2015.

- O Nice introduz os dados relativos à transferência na aplicação FIFA TMS (Transfer Matching System) às 00h04 do dia 1 de Setembro.

2 Setembro de 2011

- A Federação Francesa de Futebol requereu uma derrogação excepcional à FIFA para a solicitação e emissão do Certificado Internacional de Transferência de Yannick.

23 Setembro de 2011

- O Juiz Único da Comissão do Estatuto do Jogador da FIFA rejeitou o pedido efectuado pela Federação Francesa de Futebol.

28 Setembro de 2011

- O Nice e Yannick interpuseram um recurso para o Tribunal Arbitral de Desporto (TAS).

11 de Outubro de 2011

- O TAS rejeitou o recurso do Nice e de Yannick, mas considera válido o contrato celebrado entre o clube e o jogador.

- No mesmo dia, Sporting e Yannick celebram um acordo de revogação do contrato desportivo que vigoraria até 30 de Julho de 2013. Nesse acordo, as duas partes acordam em retroagir os efeitos a 31 de Agosto, estabelecendo uma compensação a favor do jogador que já foi paga na totalidade.

26 de Outubro de 2011

- O acordo de revogação entre Yannick e o Sporting é registado na Federação Portuguesa de Futebol.

26 de Novembro de 2011

- Yanick Djaló, sem treinar e sem receber salário, rescinde contrato com o Nice com a invocação de justa causa. A rescisão não foi impugnada pelo Nice.

2 de Dezembro de 2011

- Sindicato de Jogadores dá uma conferência de imprensa a explicar que Yannick é um jogador livre.

30 de Janeiro de 2011

- A FIFA defende que compete «definitivamente» ao Sporting «esclarecer qual o vínculo contratual» que tem com Yannick.

- Sporting diz que tem «parte dos direitos económicos» de Yannick

- Sindicato de Jogadores promove nova conferência de imprensa com o jogador e anuncia mais uma vez que Yannick Djaló é um jogador livre.



- Já depois da meia-noite, o Benfica anuncia que Yannick Djaló assinou um contrato até ao final da temporada de 2015/16.