O Conselho Económico e Social (CES) defende que o Governo deve «ter na manga» um novo pacote de medidas de estímulo à economia e apoio social, que possa pôr no terreno rapidamente, caso a situação económica e do desemprego piore.

Governo promete retomar consolidação em 2010

«O CES aconselha a preparação, desde já, de novas medidas de estímulo à economia e de apoio social, que possam estar em condições de imediata realização e de obterem efeitos seguros a curto prazo, a accionar no caso de os indicadores de conjuntura, para a nossa economia, registarem um agravamento mais pronunciado do que o previsto para a evolução da actividade económica e do desemprego», diz a instituição presidida por Alfredo Bruto da Costa à Lusa.

No parecer sobre a Iniciativa para o Investimento e Emprego e o Orçamento Suplementar de 2009, aprovado segunda-feira em plenário, o CES avalia «positivamente» o pacote de medidas já apresentado pelo Governo, designado por Iniciativa para o Investimento e o Emprego.

OE suplementar global votado no Parlamento

No entanto, o CES alerta para a «probabilidade significativa de se revelar insuficiente», caso se concretizem os cenários mais pessimistas para a economia portuguesa.

FMI: Portugal vai passar por sérias dificuldades

Há 9 meses que clima económico cai consecutivamente

O CES recomenda ainda ao Governo que «efectue diligências necessárias» para a «rápida e efectiva implementação» das medidas da iniciativa para o investimento e o emprego.

O Parlamento discute, quinta-feira, na especialidade e procede à votação final global do Orçamento Suplementar para este ano.