Paulo Fonseca, treinador do FC Porto, depois do empate diante do Belenenses (1-1), no Estádio do Restelo, em jogo da 9ª jornada da Liga:

[Mérito do Belenenses ou demérito do FC Porto?]
- Fora ambas. Houve mérito na forma como o Belenenses se bateu, juntou as suas linhas e defendeu, mas também houve incapacidade da nossa parte, principalmente na primeira parte, em chegar com perigo à zona de finalização do Belenenses. Foi um pouco das duas situações.

[A troca de Ricardo por Josué explica a falta de profundidade?]
- Acho que não.

[A pressão do jogo de quarta-feira teve influência?]
- Não é o resultado que desejávamos, vínhamos com a intenção de vencer,. Não conseguimos, mas o principal objetivo era vencer, por isso não podemos estar satisfeitos. Temos um jogo na quarta-feira, mas a prioridade era vencer esta noite.

[O FC Porto consentiu um golo por uma desatenção da defesa. Não é a primeira vez. Falta de confiança?]
- Não penso que seja uma questão de falta de confiança. Era um golo perfeitamente evitável, mas todos erram. Errámos e o Belenenses acabou por marcar, quando a tendência do jogo não era essa. Depois do nosso golo, surgiu logo a seguir o golo do Belenenses e voltámos ao contexto inicial, com o Belenenses com um bloco baixo.

[O que faltou para vencer?]
- Penso que tivemos bons momentos no jogo, a espaços. Não fomos muito intensos na nossa circulação, um pouco pelo estado do relvado. Faltou-nos concretizar as oportunidades que conseguimos criar e ainda foram algumas. O Belenenses também teve uma na parte final, mas foi apenas essa.

[O FC Porto costuma recuperar na Liga dos maus resultados na Champions. Agora vai ser ao contrário?]
- Temos sempre uma mensagem de ambição. Sabemos que temos de jogar sempre para vencer. É um jogo com uma importância muito grande, por si só os jogadores sabem da importância deste jogo, vão estar motivados.

[Fernando Ferreira disse que o Belenenses estava à espera de uma forte pressão inicial do FC Porto. O objetivo era marcar cedo?]
- O FC Porto quer em todos os momentos do jogo marcar e resolver cedo. Mais uma vez quisemos, independentemente de ser um jogo que antecede a Liga dos Campeões. Penso que a nossa primeira parte justificava outro resultado. Tentámos na segunda, não da melhor forma se calhar, mas o FC Porto quer sempre resolver, em qualquer tempo do jogo.

[O Benfica fica a três a pontos e o Sporting também pode ficar à mesma distância. Maior pressão?]
- Se quando tínhamos 5 pontos de vantagem não atribui grande significado a isso, agora também não vou dar. Faltam muitos jogos. A diferença aqui é relativa, o propósito do FC Porto é sempre vencer, independentemente da diferença para o adversário.

[artigo original: 20h48]