Os investidores especuladores representam 25 por cento da negociação do mercado de futuros do petróleo de Nova Iorque. O volume de contratos em apostas para a alta do petróleo cresceu 37 por cento em 12 meses.



Segundo avança o «Cinco Días», apesar de a dramática escalada do petróleo ser baseada na sólida oferta e da procura, o que é facto é que a posição dos chamados investidores especuladores não está longe de ser neutra.

Os dados de mercado de futuros em Nova Iorque (Nymex), a mais importante plataforma para a negociação de petróleo em conjunto com Londres, revelam que as posições longas (ascendentes) abertas líquidas para os investidores não podem exceder 18,8% do volume total este segmento. Em número de contratos em aberto, estas posições aumentaram 36,9% num ano.

Entre os contratos altos e baixos (curto), os especuladores atingem 24,75% da negociação de futuros de crude West Texas, que é utilizado como referência nos Estados Unidos.

Em apenas três anos, o volume de negociação de futuros Nymex petróleo bruto aumentou 89%. Mas é a de que a caminhada para posições especulativas ter registado um aumento de 200%.



O total de contratos abertos pelos especuladores ascende a 683.209, segundo dados do Nymex, citados pelo «Cinco Días».