Pinto da Costa reagiu com agressividade, em declarações ao Porto Canal, à ameaça de suspensão de Ricardo Quaresma.

O líder portista foi muito crítico para com a Liga e a FPF e garantiu: «Vamos pagar duas vezes, para que não corramos qualquer risco. Vai cair na conta da FPF o dinheiro que já tínhamos pago à Liga...»

O presidente do FC Porto começou por observar: «Conhecendo as pessoas envolvidas é fácil de compreender o que se está a passar. Mas não quero ir por aí...»

Pinto da Costa recordou os desenvolvimentos cronológicos da inscrição de Quaresma, apontando: «O FC Porto fez regressar s Portugal, no passado dia 1 de janeiro, o Ricardo Quaresma, naquele treino aberto. Inscrevemo-lo no dia 2, porque dia 1 os serviços da Liga estavam fechados. Pagámos pela inscrição 4.265 euros, temos o documento comprovativo do pagamento e no extrato bancário da nossa conta caiu essa verba no dia 7. Estava tudo regularizado. Qual não foi o nosso espanto que ontem, sexta-feira, e geralmente é sempre à sexta-feira, tenhamos recebido um faxe, às 18:49h, dirigido ao presidente do FC Porto, assinado pelo secretário-geral, um sr. Paulo Lourenço, que não conheço...»

Pinto da Costa achou estranho que «o faxe viesse dirigido ao presidente do FC Porto», porque «geralmente só há correspondência direta para um presidente de outro presidente».

Nesse faxe, diz Pinto da Costa, «foi solicitada transferência de 6 de janeiro», referindo os regulamentos e o acordo entre Liga e FPF.

O presidente do FC Porto mostrou-se indignado pelo facto o clube vir a ser responsabilizado por «algo que já cumpriu». «É inadmissível que o FC Porto cumpra e venha receber um mês depois, a 7 de fevereiro, esta comunicação da FPF».

Pinto da Costa revelou que ligou ao presidente da Federação e que Fernando Gomes lhe terá respondido que «com a maior naturalidade que achava que era um procedimento normal e que na terça-feira haveria uma reunião para se decidir uma eventual suspensão do jogador».

Nessa medida, o líder portista revelou que o FC Porto irá «pagar duas vezes a inscrição de Quaresma», para não correr quaisquer riscos.