Luís Filipe Menezes, líder cessante do PSD, garantiu esta segunda-feira, em Gaia, que «até Outubro de 2009» não fará qualquer comentário que possa prejudicar o partido e afirmou-se indisponível para participar no congresso de Guimarães, noticia a agência Lusa.

«Respeito inteiramente os resultados das eleições» que, sábado, deram a vitória a Manuela Ferreira Leite, afirmou Menezes, em declarações aos jornalistas.

Segundo o líder cessante do PSD, até à data das eleições legislativas, que prevê para Outubro de 2009, a sua atitude será a de «não prejudicar» o PSD.

«O que eu desejo é uma afirmação do meu partido e uma vitória eleitoral em 2009. Respeito os resultados e nada farei que prejudique o meu partido, os seus militantes e a necessidade do país ter uma alternativa em 2009», frisou.

Sobre a sua participação no Congresso de Guimarães, Menezes disse que não irá, porque não estará em Portugal.

Mas, acrescentou, «também acho uma boa prática que um líder cessante não vá parasitar um congresso de afirmação do novo líder».

«Já aconteceu quando Marques Mendes saiu e eu fiquei a liderar o partido e acho que deve ser esse o comportamento de um líder cessante», acrescentou.

Luís Filipe Menezes falava à margem da cerimónia de lançamento da primeira pedra da construção de um hotel cinco estrelas no Centro Histórico de Gaia.