O líder parlamentar do PSD vai convocar segunda-feira eleições na bancada para 11 de Junho, tendo comunicado essa intenção à nova presidente do partido, Manuela Ferreira Leite, disse este domingo à agência Lusa fonte social-democrata.

No programa «As escolhas de Marcelo», na RTP, o antigo líder do PSD avançou com alguns nomes que poderiam suceder a Santana Lopes à frente da bancada e Ribau Esteves na secretaria-geral do partido.

O deputado Aguiar Branco é uma das «escolhas» de Marcelo, uma vez que apoiou a candidatura de Manuela Ferreira Leite nas directas do PSD e porque, segundo o professor, «cai bem entre os santanistas». Recorde-se que apesar de a indicação partir da nova líder social-democrata, que não tem assento parlamentar, o nome terá de ser votado pelos deputados da bancada laranja.

Ferreira Leite vence, Passos Coelho fica em segundo

«Dama de ferro» lidera partido dividido

No naipe de escolhas de Ferreira Leite para o lugar de presidente da bancada, que defronta quinzenalmente o primeiro-ministro no Parlamento, pode ainda estar Marques Guedes, que já foi líder parlamentar.

Para o lugar de secretário-geral, ocupado até agora por Ribau Esteves, Rebelo de Sousa aponta o nome de Castro Almeida, outro apoiante da ex-ministra, que no sábado venceu as eleições directas no PSD.

Santana Lopes ficou em terceiro lugar neste disputa interna e anunciou imediatamente a sua demissão do cargo de presidente do grupo parlamentar, lugar para o qual foi eleito em Outubro do ano passado com 53 votos a favor, 11 contra, oito em branco e três nulos, tendo votado os 75 deputados do partido.

Moção de censura ao Governo marcada para quinta-feira

Para quinta-feira está agendada uma moção de censura ao Governo apresentada pelo CDS-PP, enquanto o próximo debate quinzenal com o primeiro-ministro no Parlamento está agendado para 12 de Junho.

O XXI Congresso do PSD, que elegerá os novos órgãos nacionais do partido, está marcado para os dias 20, 21 e 22 de Junho, em Guimarães.