A medida centra-se no apoio ao desenvolvimento de sistemas hidroeléctricos no Brasil e eólicos na Índia.

Segundo a agência «Lusa», o grupo sedeado na Califórnia tinha já prometido, em Abril, compensar as cerca de 250 mil toneladas de gás a efeito de estufa que emitiria.

Segundo Chris Page, responsável pelas questões climáticas do Yahoo!, esta acção equivale a retirar cerca de 35 mil carros das estradas americanas durante um ano ou apagar as luzes da principal artéria de Las Vegas durante dois meses.

«Queremos alcançar a neutralidade em termos de emissões carbónicas de uma forma inédita», declarou Chris Page à agência AFP.

«No Brasil e na Índia, há uma crescente procura de electricidade, e uma parte provem das energias fósseis. Queremos encorajar as eólicas e hidroeléctricas», acrescentou.

O Yahoo! investiu num projecto de energia hidroeléctrica numa pequena aldeia do Estado de Rondonia, no norte do Brasil, e num projecto de desenvolvimento de eólicas no este e no sul da Índia.

«O Yahoo! compromete-se a ser uma empresa responsável no que respeita o ambiente e espera que esta iniciativa encoraje os seus pares, utilizadores e empregador, a comprometer-se, tomar medidas e provocar os seus próprios impactos positivos», afirma Chris Page no sítio de Internet da empresa.