A greve dos trabalhadores da empresa de limpeza de aviões Iberlim não causou qualquer cancelamento ou sequer atrasos nos voos de domingo no aeroporto de Lisboa, disse à «Lusa» fonte da gestora aeroportuária ANA.

«Não houve nenhum atraso, nem cancelamento de voos de companhias aéreas durante o Domingo no aeroporto da Portela», afirmou a fonte.

Trabalhadores da Iberlim, que emprega mais de 200 pessoas, cumpriram 24 horas de greve, iniciada às 00:00 horas de domingo, reivindicando um aumento salarial de 20 euros, segundo o Sindicato dos Trabalhadores das Actividades Diversas (STAD).

A agência tentou contactar o STAD para saber os números da adesão à greve, mas tal não foi possível.

A gestora dos aeroportos não dispõe desses dados, uma vez que a contratação dos serviços da Iberlim é feita pelas companhias aéreas.

«Os trabalhadores reclamam que o salário médio de 470 euros mensais que recebem seja aumentado em 20 euros», tinha afirmado à «Lusa» o dirigente sindical Carlos Trindade.

Os funcionários reivindicam ainda que o aumento de 20 euros seja pago retroactivamente a Janeiro e pretendem manter o direito a três dias de dispensas anuais.

No mês de Fevereiro, a administração da Iberlim decretou unilateralmente um aumento de 7 euros, valor que fica aquém do reivindicado pelos duzentos trabalhadores da empresa.

A administração da Iberlim chegou, entretanto, a um acordo com a FETESE (Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços) no que respeita apenas ao aumento salarial de 20 euros por mês, mas abdicando das três dispensas anuais.