Cerca de 3.000 trabalhadores da fábrica de automóveis Autoeuropa, em Palmela, votam esta quinta-feira o novo Acordo de Empresa que prevê aumentos salariais de 5,8 por cento e a garantia de que não haverá despedimentos colectivos até Outubro de 2010.

A Comissão de Trabalhadores acredita que o documento será aprovado e mostra-se satisfeita por ter conseguido manter a cláusula do anterior Acordo de Empresa, celebrado em 2003, que garante o emprego na Autoeuropa nos próximos dois anos, avança a «Lusa».

O acordo alcançado na passada terça-feira entre a administração e a Comissão de Trabalhadores, reveste-se de particular importância, uma vez que a actual crise financeira mundial está a ter graves consequências no sector automóvel e algumas marcas já anunciaram o despedimento colectivo de milhares de trabalhadores.

A Autoeuropa também está a ser afectada mas a administração da empresa decidiu fazer apenas algumas paragens na produção de automóveis (Volkswagen Sharan, Seat Alhambra, Scirocco e Eos).

De acordo com os dados fornecidos pela própria empresa, até agora, a Autoeuropa prescindiu de 145 trabalhadores temporários.