Os hotéis e os aparthotéis de cinco, três e quatro estrelas registaram quedas na sua ocupação em Maio deste ano. Nos de cinco estrelas a descida foi de 38,8 por cento em relação ao período homólogo, revelam os dados divulgados esta sexta-feira pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.

Abriu hoje o hotel mais caro da Europa

A taxa de ocupação global média/quarto também caiu, foi de 56,6%, o que representa menos 13,4% do valor verificado em 2008.

Tavira sobe ocupação

Por zonas geográficas, as maiores descidas verificaram-se nas zonas de Carvoeiro/ Armação de Pêra (menos 31%), Vilamoura/ Quarteira/ Quinta do Lago (menos 25,6%) e Lagos Sagres (menos 14,2%). A única subida registada foi na zona de Tavira (15%).

A zona de Monte Gordo / Vila Real de Santo António foi a que apresentou a taxa de ocupação mais elevada, com 67,1%, enquanto Faro / Olhão registou a taxa de ocupação mais baixa, com 47,2%.

Por nacionalidades, os britânicos representaram 48% das dormidas totais no Algarve, seguidos dos portugueses com 13,3% e dos irlandeses com 9,9%.

O volume de vendas total registou uma descida de 17,5% relativamente ao período homólogo de 2008.