O Banco de Inglaterra, o Banco Central Europeu (BCE), a Reserva Federal, o Banco do Japão e o banco central da Suíça anunciaram esta segunda-feira que acordaram a injecção de liquidez em moeda estrangeira pela Reserva Federal dos EUA nos bancos.

«O Bank of England, o Banco Central Europeu (BCE), a Reserva Federal, o Banco do Japão e o Swiss National Bank anunciam acordos de swap que permitem a cedência de liquidez em moeda estrangeira pela Reserva Federal a instituições financeiras dos Estados Unidos», informou o BCE, avançou a Lusa.

A mesma fonte informa que «caso seja necessário, serão cedidos euros, ienes, libras esterlinas e francos suíços à Reserva Federal por via destes acordos de swap adicionais com os bancos centrais relevantes».

«Os bancos centrais continuam a trabalhar em conjunto e a tomar as medidas adequadas para a prossecução da estabilidade nos mercados financeiros mundiais», assegura o BCE.

O Conselho do BCE decidiu estabelecer um acordo cambial recíproco temporário com a Reserva Federal, informa a autoridade monetária, acrescentando que «este acordo proporcionará à Reserva Federal a capacidade de ceder liquidez num montante até 80 mil milhões de euros».

O Conselho do BCE aprovou esta linha de «swap» até 30 de Outubro de 2009.