Os «stocks» foram reforçados nas últimas semanas porque a corrida aos objectos alusivos à Selecção Nacional é mais que muita. Já tinha sido assim tanto no Euro 2004 como no Mundial de 2006, mas as lojas de comércio chinês esperam novo alento nos próximos dias, com a presença da Selecção Nacional no Euro 2008.

«Quanto mais longe for Portugal, melhor será para nós. O evento tem dado um empurrão grande ao negócio», disse à Agência Financeira o presidente da Liga dos Chineses de Portugal, Ping Chow.

Sem avançar números concretos, o porta-voz das lojas chinesas sublinhou que as bandeiras de Portugal voltam a ser o adereço mais procurado, mas que, por outro lado, a procura de insígnias brasileiras também cresceu.

«É resultado das comunidades imigrantes do País», justificou, não sendo também alheia a aproximação dos Jogos Olímpicos.

Além das bandeiras, o comércio tem corrido bem em matéria de comercialização de t-shirts, canetas, latas e «outras lembranças» inspiradas no Campeonato Europeu de Futebol.

«O negócio já está a crescer com certeza», concluiu Ping Chow.