Representantes de 35 associações comerciais e industriais concelhias decidiram hoje, em Gondomar, mobilizar os seus associados para acções de protesto contra as políticas do Governo, que poderão incluir uma manifestação em Lisboa.

A presidente da Associação dos Comerciantes do Porto, Laura Rodrigues, disse à «Lusa» que os participantes na reunião de hoje decidiram, «apresentar um caderno reivindicativo ao Governo, solicitar reuniões com os grupos parlamentares e mobilizar todos os associados para acções de protesto».

«O mais certo é termos de ir para a rua. Teremos de reunir com os nossos associados para a analisar as propostas hoje discutidas e preparar a mobilização para a hipotética manifestação», referiu Laura Rodrigues.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Gondomar, Graciano Martinho, disse que as associações defendem o encerramento de todo o comércio ao domingo, a suspensão do projecto de lei de licenciamento de grandes superfícies comerciais e a alteração da lei do arrendamento.

«Sentimo-nos muito lesados pela desconsideração dos governos ao longo dos anos. Nós, as micro, pequenas e médias empresas, representamos 96 por cento do tecido empresarial e cerca de 40 por cento do PIB, e empregamos 75 por cento dos trabalhadores», salientou.

Graciano Martinho reconheceu que as associações participantes no encontro de hoje, que integram o chamado «Grupo dos 4» (associações comerciais de Viseu, Coimbra, Gondomar e Bragança), não representam todos os pequenos empresários nem constituem uma organização autónoma, mas a maioria faz parte da Confederação do Comércio Português.

«Isto é um movimento associativo puro, sem comandante», afirmou, dizendo que as associações não podem ficar indiferentes perante as previsões de fecho de 60 mil empresas este ano, depois de já terem encerrado 50 mil em 2007.

«Temos direitos, não podemos ser marginalizados. O Governo tem de mudar de estratégia, porque está a prejudicar o país, os comerciantes e os consumidores», frisou.

Viana do Castelo, Braga, Matosinhos, Penafiel, Paredes, Felgueiras, Marco de Canaveses, Baião, Viseu, Lafões, Cantanhede, Oeiras, Amadora e Setúbal foram outras associações participantes na reunião de hoje.