A confiança das famílias espanholas registou, em Julho, o seu maior aumento desde 2004 devido à melhor percepção da actual situação económica bem como das expectativas futuras, segundo o Instituto de Crédito Oficial (ICO), noticia o «Cinco Días».

Ou seja, o Indicador de Confiança dos Consumidores do Instituto de Crédito Oficial (ICO) aumentou, em Julho, 9,7 pontos para os 76,1 pontos, encerrando, assim, o quinto mês consecutivo a subir.

Segundo o ICO, esta melhoria da confiança, iniciada em Março e que levou a uma recuperação dos níveis de Fevereiro de 2008, poderá antecipar uma moderação da queda do consumo privado e do PIB nos próximos trimestres, o que também é coerente com as melhores expectativas de poupança e compra de bens de consumo duradouros manifestadas, este mês, pelos inquiridos.



No entanto, o indicador ainda está longe dos seus picos alcançados no início de 2005 (cerca de 98 pontos), ou olhando para datas próximas, como Abril de 2007, quando, após ter atingido 94,4 unidades, iniciou uma tendência para descer. Uma situação que conduziu a um mínimo histórico, em Julho de 2008, de 46,3 pontos, em vésperas da pior fase da actual crise.