A economia da Zona Euro recuou 0,2 por cento no terceiro trimestre de 2008 face ao anterior, entrando em recessão pela primeira vez na sua história, de acordo com as segundas estimativas publicadas esta quinta-feira pelo Eurostat.

Os números do departamento oficial de estatísticas da União Europeia, citados pela Lusa, confirmam assim os valores já avançados em Dezembro passado, que revelam que entre Julho e Setembro de 2008 o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 0,2%, tanto na Zona Euro como no conjunto dos 27 Estados-membros da UE.

Desemprego atinge máximo dos últimos 2 anos

Só no segundo trimestre, a taxa de crescimento havia sido de menos 0,2 por cento na Zona Euro e nula (0,0 por cento) na UE a 27, o que significa que no espaço monetário único se registou recessão (dois trimestres consecutivos de crescimento negativo).

No caso de Portugal, as segundas estimativas do Eurostat revêem em baixa os valores do terceiro trimestre de 2008, dando conta de uma contracção de 0,1%, quando os dados divulgados em Dezembro apontavam para um crescimento nulo.