As vendas a retalho no Reino Unido aumentaram 1,8 por cento no passado mês de Julho em comparação com o mesmo mês de 2008, de acordo com os dados divulgados, esta terça-feira, pelo Consórcio Britânico de Vendas a Retalho (BRC), escreve o «Cinco Días».



Este aumento supera em quatro décimas o valor registado em Junho em relação ao mesmo mês do ano anterior, o que introduz um novo elemento de optimismo sobre a recuperação económica.



O director-geral do BRC, Stephen Robertson, salientou que a crise e o mau tempo tiveram um efeito positivo sobre as vendas, especialmente no caso de móveis e electrodomésticos.



«Existem alguns indícios de que as pessoas estão a aproveitar as férias para melhorar as suas casas em vez de gastarem para viajar», afirmou Robertson, que também destacou o aumento acentuado, em cerca de 20%, das vendas através da Internet e por correio.

Apesar do optimismo, o final da crise ainda não chegou



No entanto, o BRC advertiu que ainda é cedo para falar de uma recuperação da confiança dos consumidores, uma vez que a taxa de desemprego continua a aumentar.

«Existe um sentimento entre alguns críticos de que o início do final da recessão já chegou, mas o aumento do desemprego e o medo de perder os postos de trabalho vai continuar a abrandar durante algum tempo o regresso da confiança entre os consumidores», alertou Robertson.