O secretário do Tesouro norte-americano, Henry Paulson, prometeu esta sexta-feira que vai pôr rapidamente em acção o programa de 700 mil milhões de dólares de ajuda ao sistema financeiro dos Estados Unidos, aprovado no Congresso.

Questionado sobre como vai funcionar em concreto o plano de ajuda, Paulson recusou dar pormenores, limitando-se a dizer que já tem funcionários do Tesouro a trabalhar nesses detalhes para que o programa não sofra qualquer atraso quando o presidente Bush assinar a legislação, avança a «Lusa».

«Vamos agir rapidamente para implementar as novas medidas, mas também vamos agir metodicamente», disse Paulson.

Nos próximos dias, acrescentou o responsável, os funcionários do Tesouro vão trabalhar com a Reserva Federal e a Companhia Federal de Seguros sobre Depósitos «para desenvolver estratégias que ponham no terreno essas ferramentas de uma forma expedita e metódica».

O objectivo, disse, «é o de maximizar a eficácia no fortalecimento dos sistema financeiro, para que este possa continuar a desempenhar o seu papel vital, que é suportar a economia dos Estados Unidos e os empregos dos americanos».

Minutos após a Câmara dos Representantes ter aprovado a legislação, por 263 votos «sim» contra 171 «não», Paulson declarou: «Esta é uma votação muito importante. Foi uma votação para proteger o povo americano... e os seus empregos».