Fonte oficial avançou à Agência Financeira, «não existe ameaça directa desse e-mail porque o endereço já não existe em virtude dos seus informáticos terem entrado em contacto com o Internet Service Provider (ISP) que cancelou o acesso a esse site».
Esta manhã, várias pessoas receberam e-mails falsos que vinham em nome do BCP, em que era solicitada a averiguação e actualização dos dados do cliente, e que era reencaminhado para uma determinada página na Internet.
O banco foi alertado para esta situação por telefonemas de clientes e agiu de imediato. «O link era uma máscara. Era um site que não era nosso», esclarece a mesma fonte.
O BCP adianta ainda que «nunca fará um tipo de contacto como este seja por e-mail ou telefone, ou seja, que não parte do banco pedir actualizações e/ou PIN. Por isso, a ocorrer, será «fraudulento». «A única situação em que pode ser pedido o PIN é quando o próprio cliente contacta a linha do banco», esclarece a fonte à AF.
Assim sendo, o BCP aconselha a que se apague este tipo de e-mails e terá sempre indicações de como agir nestas situações no site do mesmo.
É de referir que este caso não é isolado. Recentemente a Caixa Geral de Depósitos, o Santander Totta e o BES já tinham alertado os clientes para esta prática de fraude.
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