Se contrair um empréstimo à habitação de 150 mil euros por um período de 30 anos, saiba que no final deste prazo pagou ao banco 321,3 mil euros, mais do dobro do que pediu emprestado.

De acordo com o «Diário de Notícias», este é um dos resultados possíveis de apurar se fizer uma simulação de crédito à habitação do recém-criado site do Banco de Portugal, o Portal do Cliente Bancário.

A mesma simulação feita neste portal mostra que só ao fim de 17 anos e meio de pagamento de prestação mensais é que o consumidor passa a amortizar mais capital do que paga juros. Este cenário tem em conta uma taxa de juro anual nominal de 5,5%, já difícil de alcançar na actual conjuntura económica.

Já para uma simulação de um crédito ao consumo de 25 mil euros, a pagar em cinco anos e com uma taxa de juro nominal de 8%, o cliente pagará no final 31,9 mil euros, um seja, mais 27,6% que o valor inicial.

Mais informações a caminho

O simulador do Portal do Cliente Bancário permite, pois, aceder a informação que até agora os bancos não disponibilizaram para simulações feitas online e não identificadas. Aliás, esta nova disponibilidade do Banco de Portugal surge numa altura em que é cada vez mais limitada a informação obtida através de simuladores. No site da Caixa Geral de Depósitos (CGD), por exemplo, só é possível obter as condições gerais um crédito com a identificação do consumidor.

No Portal do Cliente Bancário, os consumidores financeiros encontram toda a informação sobre os principais produtos bancários, quais as condições para aceder a eles, os seus direitos e deveres, bem como toda a legislação aplicável ao sector.

Num futuro próximo, este portal vai passar a disponibilizar o preçário dos bancos, que será alimentado pelas próprias instituições.