O Turismo de Portugal e a AICEP celebraram esta terça-feira um protocolo que rege a colaboração futura entre as duas instituições no que respeita à rede externa da última ao serviço do turismo nacional.

O protocolo foi assinado pelos presidentes do Turismo de Portugal, Luís Patrão, e da AICEP, Basílio Horta, numa sessão em que estiveram presentes o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, e o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.

«O modelo garante a unidade de representação económica externa do país, sem prejuízo da especificidade das várias vertentes necessárias à internacionalização da economia portuguesa, a executar no exterior», refere o ministério da Economia em comunicado.

Ficaram também determinados os mercados em que a representação será assegurada: Espanha, Reino Unido, Alemanha, França, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Itália, Irlanda, Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Estados Unidos da América, Brasil, Áustria, República Checa, Hungria, Suiça, Federação Russa, Polónia, Canadá e Japão.

O Turismo de Portugal e a AICEP acordaram igualmente, no protocolo em causa, a composição e o funcionamento das equipas de turismo, ficando assim consagrada, já a partir de 2008 e para o futuro, «a melhor articulação e colaboração institucional entre ambas as instituições com vista à consecução dos objectivos dos objectivos de promoção da economia portuguesa no exterior».