As empresas, e em especial do sector industrial, vão conseguir poupar energia de cerca de 500 mil toneladas equivalentes de petróleo (tep) por ano até 2015, por via do Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia (SGCIE). Esta iniciativa, que está em vigor desde 15 de Junho, pretende também promover a utilização de fontes de energia renováveis e de recursos endógenos.

O SGCIE é uma das medidas do Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética (PNAEE ). A entidade gestora do sistema é a Agência para a Energia (ADENE), que criou o portal do SGCIE para assegurar o seu bom funcionamento e acompanhar os intervenientes em todas as fases do processo.

Neste site é possível proceder ao registo de instalações consumidoras intensivas de energia (CIE), ao reconhecimento e à pesquisa de técnicos ou entidades habilitados para a realização de auditorias energéticas periódicas e elaboração de Planos de Racionalização dos Consumos de Energia (PREn) e dos respectivos Relatórios de Execução e Progresso (REP). É ainda possível entregar e validar todos estes documentos e verificar o tipo de benefícios e incentivos decorrentes de uma maior eficiência energética.