O presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Carlos Tavares, afirmou esta quarta-feira, que o processo relacionado com a venda de acções do BCP, aos pequenos accionistas, será decidido esta quinta-feira.

«Amanhã esperamos decidir o processo de venda de acções e financiamento das acções aos pequenos accionistas da instituição», disse Carlos Tavares, no Parlamento.

«Dentro de dois ou três dias, o processo estará consultável, ou seja, será público», sublinhou.

Para Carlos Tavares, em causa está «uma contra-ordenação muito grave contra o banco» em relação à venda de acções a pequenos accionistas.

«Aconteceram várias infracções, desde a forma como as acções foram vendidas à forma como foi prestada informação», frisou.

Recorde-se que o BCP decidiu avançar com uma proposta de resolução de litígios com pequenos accionistas, referentes a subscrição dos aumentos de capital em dinheiro realizados em 2000 e 2001, segundo a modalidade sugerida pela CMVM.

No final do mês de Junho, o banco de Santos Ferreira explicou que a proposta vem no seguimento do avançado na última Assembleia-Geral do BCP, sendo que a mesma se dirige a quem, no conjunto dos dois aumentos de capital tenha subscrito 25 mil acções do BCP, com recurso à concessão de crédito pelo BCP, que nos três anos antes à subscrição tenha menos de 20 por cento do seu património aplicado em acções, e que, em consequência da subscrição de acções nos aumentos de capital em dinheiro realizados pelo BCP, tenha passado a deter mais de 25% do seu património em acções do banco.

As acções do BCP fecharam esta quarta-feira a valorizar 2,88% para 1,24 euros.