A fraude pela Internet lesou os seus utilizadores em cerca de 152 milhões de euros (239 milhões de dólares) durante o ano passado. Este valor representa somente as denúncias dos consumidores que apresentaram queixa por se sentirem enganados.

De acordo com dados da fornecedora de soluções de segurança on-line Trend Micro, estes números têm crescido «exponencialmente», sendo que a fraude on-line, os leilões e as encomendas não entregues representam mais de 50 por cento do total de ocorrências.

«No entanto, a ameaça real dos leilões on-line pode ser um pouco exagerada: muitas vezes os utilizadores confundem ataques de phishing com fraudes de leilões», refere a Trend Micro.

2.200 euros por incidente

Os homens são os que estão mais propensos a cometerem crimes on-line e a serem vítimas por fraude na rede. O relatório do Internet Crime Center avança ainda que, embora o valor deste tipo de crimes continue a crescer, o seu número real diminuiu.

A fraude em investimentos está entre as acções que mais prejuízo trazem às suas vítimas, cerca de 2.200 euros (3.500 dólares) por ocorrência.