Mais de meio milhar de sócios do Holmes Place estão revoltados com a cadeia de ginásios por ter mantido inalteradas as mensalidades apesar da descida da taxa de IVA, tendo por isso assinado uma petição na qual ameaçam processar o clube.

De acordo com o responsável pela petição, Rui Costa, o Holmes Place decidiu baixar a taxa de IVA de 21 para 5 por cento em Fevereiro do ano passado, mas nesse mesmo mês terá começado a cobrar uma taxa de desporto em grupo «que veio absorver a descida do imposto», mantendo inalterável as mensalidades, avança a «Lusa».

«Tal é ilegal pois os sócios nunca assinaram nenhuma subscrição de tal ginástica em grupo e como tal, há dolo e intenção de enganar dando lugar a violação do contrato», acusam os 665 sócios que ao final da tarde de sexta-feira tinham assinado a petição.

No abaixo-assinado, os sócios admitem abandonar o clube caso não lhes seja devolvida a sobretaxa aplicada «ilegalmente» e até «apresentar queixa criminal contra o Holmes Place».

Petição arrancou há 2 semanas

Rui Costa explicou que a ideia de avançar com uma petição surgiu quando se apercebeu que «havia um sentimento generalizado de injustiça».

«Eu lembrei-me que poderia lançar uma petição online que recolhesse a opinião junto de outros sócios. Comecei um pouco por brincadeira, mas a verdade é que já ultrapassou em muito as minhas expectativas», lembrou o responsável, garantindo ser novo nestas andanças até porque não se vê como «um revolucionário constante».

Há cerca de duas semanas, Rui Costa decidiu colocar online a petição contra a atitude do Holmes Place no http://www.petitiononline.com/Holmes/petition.html.

Rui Costa acredita que a maioria dos associados do Holmes Place só deu conta da nova «taxa» que estava a ser aplicada este ano, quando pediu as facturas para apresentar na declaração de IRS.

«Nunca ninguém foi informado de que o IVA tinha baixado nem sequer que estava a ser cobrada uma sobretaxa que em Janeiro de 2007 não existia, nem estava prevista nos contratos», garante Rui Costa, sublinhando que gosta do atendimento do clube, dos funcionários e instalações.

A agência tentou contactar o Holmes Place, mas não obteve qualquer resposta.