As bolsas seguem a negociar em alta, animadas pelos resultados, já depois do fecho das praças norte-americanas, de uma das maiores cotadas em bolsa, a Intel, cujos dados trimestrais foram melhores que o esperado.

Esta quarta-feira, o Eurostat confirmou uma queda da inflação de 0,1% na Zona Euro, mas esta tarde também será revelado o índice de preços dos os EUA. A estimativa é de um aumento de 0,6% dos preços em Junho.

Em Lisboa, o PSI20 valoriza 0,37% para os 7.104,60 pontos, com 13 empresas no verde, uma paralisada e as restantes sete no vermelho. No entanto, as pares europeias ganham entre 1 a 2%.

A animar a sessão está mais uma vez a Sonae Indústria que soma 2,67% para os 2,15 euros.

PT cai para os 7 euros

Já o peso pesado da energia, a EDP, desliza 0,07% para os 2,78 euros, mas a sua subsidiária EDP Renovavéis trepa 0,99% para os 7,13 euros. O Deutsche Bank emitiu uma nova recomendação, na qual revê em alta o título de «neutral» para «compra», suportada no «apoio político nos Estados Unidos», refere a Bloomberg.

Ainda na energia, a Galp descobriu mais petróleo num dos poços que explora no Brasil, confirmou fonte à Agência Financeira. a acção sobe 1,20% para os 9,32 euros.

O peso das telecomunicações, a Portugal Telecom, desliza agora 0,48% para os 7 euros, depois da corretora Intervalores baixar a sua recomendação para a operadora.

A Sonaecom ganha 0,11% para os 1,70 euros. De acordo com a Espírito Santo Research, a empresa terá encerrado o segundo trimestre deste ano com um resultado líquido negativo de 1,2 milhões de euros, contra os prejuízos de quase 7 milhões de euros.

EUA devem abrir em alta

Na banca, o BCP cai 0,83% para os 0,71 euros. O banco falhou o objectivo de emitir, até ao final de Julho, um empréstimo obrigacionista até 1,2 mil milhões de euros, conforme tinha anunciado, de acordo com o jornal «Público. Ainda edição de hoje do Jornal de Negócios avança que o BCP falhou os testes de «stress» na Europa.

Uma nota final para a Jerónimo Martins que apresenta resultados trimestrais a 27 de Julho. Os lucros terão aumentado 14% para 37,7 milhões de euros referentes ao segundo trimestre, de acordo com as previsões banco de investimento do BCP. No entanto, o título perde 1,09% para os 4,62 euros.

Na Ásia, os mercados encerraram esta madrugada em alta ainda que ligeira. Nos EUA, as principais praças também fecharam em alta, animadas pelos dados trimestrais da Goldman Sachs, mas cautelosas a aguardar os muitos resultados de empresas que ainda falta conhecer. Hoje, os dados da Intel, que só foram conhecidos depois do fecho, deverão garantir uma abertura em alta, sobretudo para o índice tecnológico Nasdaq.